Artigos

Print Friendly, PDF & Email

 por Fernando Barrichelo

Como organizar análises e soluções de problemas

 

Clique aqui para download do PDF

Na minha vivência no mundo corporativo, o que eu mais testemunho são intermináveis reuniões com times dando opiniões divergentes, sem sentido, sem fatos, dados e métodos. Alguns poderiam dizer que o grande motivo para esta confusão mental é a ausência de um objetivo claro. Discordo, muitas vezes há um propósito bem definido, como decidir o próximo passo de um plano, avaliar a causa-raiz de um problema, criar novas ideias para aumentar as vendas, etc. Outros diriam que a culpa por reuniões desastrosas é a presença de pessoas desnecessárias, sem conhecimento ou desagregadoras, aumentando a entropia de opiniões. Discordo, pessoas com novas perspectivas podem contribuir com pontos de vista antes não considerados. 

Um dos fatores mais importante é que as pessoas, em geral, não têm uma organização mental adequada para conduzir uma discussão coerente e criar ações palpáveis. Mas elas não sabem disso…. Essas mesmas pessoas vociferam uma máxima no mundo corporativo que diz: “as boas decisões devem ser baseadas em fatos e dados”, fazendo propaganda de nomes modernos como analytics, big data, algoritmos de decisão, etc. É muito comum ouvi-las se autointitularem como analíticas e dizerem orgulhosamente que precisam de dados para tomar decisões. 

Eu desconfio um pouco destas pessoas, pois tudo se torna um mero buzzword se a pessoa não tiver uma boa organização mental. Por mais informações que uma pessoa adquira, ela não vai conseguir usá-las de forma eficiente se não possuir dois atributos essenciais: (a) um raciocínio estruturado e (b) um raciocínio baseado em hipóteses. Dados e fatos não são nada sem essas duas habilidades. 

No dia a dia, a capacidade de estruturar problemas é um grande diferencial dos profissionais de sucesso. Se você não pode resolver problemas de maneira estruturada e orientada por hipóteses, é improvável que consiga resolver os problemas de maneira eficiente. Como as empresas geralmente são complexas, seu objetivo é trazer ordem ao caos. O pensamento estruturado é um elemento importante no arsenal de solução de problemas de qualquer executivo. O grande diferencial é saber comunicar um problema complexo e sua solução em termos facilmente compreensíveis, deixando claro para aqueles que precisam executar.

Baixe o PDF e confira os benefícios do pensamento estruturado para você e sua empresa e as nove ferramentas e dicas que são unificadas sob uma única linha mestra: desenvolver um modelo mental mais organizado para solucionar problemas de forma mais coerente e comunicável. 

Clique aqui para download do PDF

Fernando-Barrichelo-Poder-Raciocinio-Organizado-Web

 

Clique aqui para download do PDF 


QUER LER OUTROS ARTIGOS COMPLETOS?

Se você gosta de artigos longos em PDF (em formato revista ou livro), confira minhas outras três publicações. Todas possuem muitas referências e pesquisas para mentes mais curiosas.

  Uma boa ideia deveria ser boa independente de quem fala? Melhores seus argumentos e aumente sua autoridadeVocê está numa reunião importante e todos precisam dar ideias e respectivos argumentos que as sustente. Você tem um bom insight, apresenta de forma eloquente, mas ninguém se importa. Em outra reunião, uma outra pessoa propõe a mesma ideia com os mesmos argumentos e é ouvida. Confira neste artigo sobre o Argumento da Autoridade, porque escutamos mais os especialistas, os problemas dos vieses e falácias, e como construir argumentos mais lógicos, robustos e convincentes para ser melhor ouvido.

  A imaginação é mais importante que o conhecimento. Uma entrevista com entrevista inédita com Albert Einstein. Eu fiz uma longa pesquisa sobre como Einstein pensava e nada melhor do que os livros que ele mesmo escreveu. Assim, criei uma entrevista fictícia de uma jornalista fazendo perguntas a ele sobre (1) ciência e religião, (2) pensamento e experimentos mentais e (3) juventude e educação. Entenda o que ele quis dizer com as frases “Deus não joga dados com o universo” e “a imaginação é mais importante que o conhecimento”.

 Seu smartphone é o novo caça-níqueis. Entenda esse vício comportamental e comece a olhar a sua volta. O tema é bem conhecido, mas apresento alguns fundamentos de porque nos viciamos e, portanto, como evitar alguns hábitos. Há bastante referências para pesquisar mais e entender como ficar no controle.

Clique aqui para todos os artigos de minha autoria e recomendações de outros autores.

Faça o download do novo livro Coletânea 2020 (O motorista da internet e outras estórias) e o livro Estratégias de Decisão.


FERNANDO BARRICHELO é autor do livro Estratégias de Decisão (www.estrategiasdedecisao.com). Formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e Master in Business Administration (MBA) pela Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. Atua como executivo de uma grande corretora multinacional de seguros, consultoria e serviços, com passagens por outras grandes companhias nos segmentos financeiro, meio de pagamentos e industrial.

 

Comentários