Escolha uma Página

Artigos

Print Friendly, PDF & Email

 por Fernando Barrichelo

Conheça seu Chronotype para ser mais produtivo

Em questões de perfil de sono e ritmo de energia durante o dia, você é um Urso, Leão, Lobo ou Golfinho? Não agir como um Lobo quando você é um Urso, por exemplo, é importante para facilitar suas manhãs e diminuir sua sonolência depois do almoço.

Encontrei o quadro anexo na revista Fast Company da edição de Jan/18, baseado no livro Power of When, de Michael Breus. O autor define quatro “chronotypes” e aconselha a melhor rotina para acordar, alimentar, trabalhar, exercitar e dormir. Os quatro perfis e respectiva proporção na população são:

  • URSOS – 50 a 55% – “extrovertidos com energia que tendem a dormir muito”
  • LEÕES – 15% – “rigorosos que acordam cedo”
  • LOBOS – 15 A 20% – “viciados em café que ficam até tarde”
  • GOLFINHOS – 10% – “insones ansiosos com sono leve”

Segundo Breus, todo mundo tem um relógio biológico que define o nível de energia para cada atividade a cada momento do dia. Como exemplo, algumas pessoas são mais produtivas durante a manhã do que à noite e vice-versa. Segundo ele, conhecer o seu “chronotype” ajuda-o a escolher QUANDO fazer cada atividade, como estudar, exercitar, reunir, criar, trabalhar, etc.

Para maximizar sua energia e produtividade, no quadro anexo, para cada perfil, você confere os conselhos sobre a melhor rotina para acordar, alimentar, trabalhar, exercitar e dormir.

Você sabe o seu perfil? Existe um teste no link https://thepowerofwhenquiz.com/


Notas:
[ 1 ] Versão online do artigo “How to Design your Ideal Workday bases on your Sleep Habits”, por Rich Bellis, Fast Company, Jan/18.
[ 2 ] Livro The Power of When: Discover Your Chronotype–and the Best Time to Eat Lunch, Ask for a Raise, Have Sex, Write a Novel, Take Your Meds, and More, de Michael Breus, 2016

 

PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO, CLIQUE NO ZOOM OU EXPANDIR A TELA

Comentários