Escolha uma Página

Artigos

Print Friendly, PDF & Email

 por Fernando Barrichelo

Uma conversa com atenção funciona mais

O artigo da Harvard Business Review “Small Talk Is an Overrated Way to Build Relationships with Your Employees“, de Kim Scott, traz a tona um interesse tema: ficar conversando amenidades com colaboradores não traz mais benefícios. Existe uma forma de liderar simples através de um relacionamento franco.

Abaixo alguns insights (tradução livre de algumas partes), mas recomendo ler o original.


Os relacionamentos que você forma com seus colaboradores diretos são fundamentais para ser um ótimo gestor. Você precisa se importar pessoalmente, sem tentar ser um “líder popular”. Você precisa desafiar as pessoas diretamente sem ser um idiota ou criar um ciclo vicioso de desânimo e fracasso. Assim, lembre-se:

1. Não se concentre na socialização. Ouça e se importe.
…. Ao invés de infinitos almoços ou jantares, uma das melhores maneiras de construir um bom relacionamento com seus funcionários é garantir que eles se sentem ouvidos.

2. Não se concentre no papo furado. Concentre-se no feedback.
…. Seus funcionários realmente não querem falar com você sobre esportes ou clima ou política ou TV. O que eles querem de seu chefe é alguém que pode ajudá-los a crescer profissionalmente.

3. Não se concentre em vantagens. Concentre-se em alcançar resultados de forma colaborativa.
…. Muito mais importante do que comprar uma mesa de Ping-Pong é dedicar o tempo para ajudar as pessoas da sua equipe a criar novas idéias, criando uma cultura de debate para tópicos importantes.

Tenha um tipo de conversa de carreira que não seja apenas estreitamente focadas em alavancas de carreira, mas que, em vez disso, ajudem cada funcionário a dar um passo na direção de seus sonhos.


NOTAS:
[ 1 ] KIM SCOTT. Small Talk Is an Overrated Way to Build Relationships with Your Employees. Site Harvard Business Review. JULY 25, 2017.
Comentários