Escolha uma Página

Artigos

Print Friendly, PDF & Email

 por Fernando Barrichelo

 

Nas livrarias e na internet há uma infinidade de livros especializados sobre Teoria dos Jogos, Estratégia, Economia e Teoria de Decisões. Alguns deles estão nas Referências Bibliográficas deste livro. Com tantas opções, fica mais fácil escolher quando recebemos indicações. Afinal, você provavelmente não tem tempo de ler todos. Por isso, fiz esta lista dos livros que considero os melhores. Deixei os títulos em inglês quando não encontrei a versão em português.


Θ Livros sobre Teoria dos Jogos com menos formalismo

O livro Thinking strategically, de Avinash K. Dixit e Barry J. Nalebuff, é um dos clássicos que abordam a essência da Teoria dos Jogos por meio de anedotas. Posteriormente, uma segunda edição foi revisada e ampliada, e os autores mudaram o título para The art of strategy.

Outro livro clássico e obrigatório é A evolução da cooperação, de Robert Axelrod, que explora bem a estratégia Olho por Olho.

Para quem gosta de detalhes históricos apresentados de forma bem didática, recomendo Prisoners’ dilemma, de William Poundspone.

Uma publicação bem-humorada sobre o dia a dia da Teoria dos Jogos é Rock, paper, scissors: game theory in everyday life, de Len Fisher.

Um livro bem curto e de fácil compreensão é Game Theory: a very short introduction, de Ken Binmore.

Recomendo o livro The complete idiot’s guide to game theory, de Edward C. Rosenthal, pois é bastante didático e abrangente.

Uma publicação com várias anedotas é Game-changer, de David McAdams.

O livro Prática na teoria, de Raul Marinho, proporciona uma leitura interessante com a adaptação do tema para o altruísmo recíproco e aplicações no cotidiano e nos relacionamentos.

 


Θ Livros mais técnicos sobre Teoria dos Jogos

Games of strategy, de Avinash K. Dixit, Susan Skeath e David Reiley, é um ótimo livro, bastante completo, geralmente utilizado em aulas de Administração, Economia e MBA.

Teoria dos jogos, de Duilio de Avila Berni e Brenda P. M. Fernandes, Teoria dos jogos, de Ronaldo Fiani e Teoria dos Jogos, de Jean Max Tavares, são livros-textos em português.

 


Θ Livros sobre economia ou estratégia

Muitos livros não tratam exclusivamente da Teoria dos Jogos, mas possuem capítulos que ajudam a entender seus conceitos. Recomendo:

The cartoon introduction to economics (volume one: microeconomics), de Grady Klein e  Yoram Bauman, que apresenta uma introdução bem-humorada e didática sobre o funcionamento da Teoria dos Jogos. 


A estratégia e o cenário dos negócios, de Pankaj Ghemawat, aborda a necessidade de entender melhor os concorrentes para poder aplicar a Teoria dos Jogos.

Principles of economics, de Robert H. Frank, Ben Bernanke, Kate Antonovics e Ori Heffetz, possui um capítulo muito didático e preciso para iniciantes.


Introdução à economia, de Glenn Hubbard e Antony Patrick O´Brien, é parecido com o livro citado acima, mas possui versão em português.

 


Θ Livros sobre incentivos e tomadas de decisão

 O seu kit de ferramentas mental em Teoria dos Jogos não ficará completo se você não agregar mais conhecimento sobre seus concorrentes. Por isso, é importante saber o máximo sobre os incentivos deles e como eles pensam.

O clássico Freakonomics, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt, retrata bem como incentivos influenciam comportamentos.

Microeconomics and behavior, de Robert H. Frank, analisa o comportamento das pessoas sob a ótica econômica.



No livro Negociando racionalmente, de Max H. Bazerman, você encontra vários modelos de decisão voltados para a negociação com uma mistura de racionalidade e armadilhas cognitivas. Outros títulos do mesmo autor bastante complementares são Processo decisório e O gênio da negociação.

 


Θ Referências na web

Uma completa referência sobre o tema está no site Stanford Encyclopedia of Philosophy, página sobre Game Theory, atualizada por Don Ross. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/entries/game‑theory/>.

Para dados históricos, uma boa coletânea de fatos sobre o tema ao longo dos anos é o site A chronology of Game Theory, por Paul Walter. Disponível em: <http://www.econ.canterbury.ac.nz/personal_pages/paul_walker/gt/hist.htm>

 

Print Friendly, PDF & Email
Comentários