Escolha uma Página

Artigos

Print Friendly, PDF & Email

 por Fernando Barrichelo

Conheça o Jogo da Divisão do Bolo

Quer fazer uma divisão justa? Imagine o seguinte cenário.

Você tem dois filhos que sempre brigam para repartir um bolo pela metade. Eles sempre reclamam que você não é justo e que um dos pedaços sempre fica maior do que outro. O que você pode fazer a respeito?

William Poundstone, no livro Prisoner´s dilemma, mostra que uma solução é criar um jogo, chamado jogo da divisão do bolo. A regra é simples e bem definida. Um dos filhos tem o direito de cortar o bolo na proporção que quiser, e o outro tem o direito de escolher qual pedaço quer comer, o maior ou o menor. [VER NOTA 1]

Esse é o chamado “Eu corto, você escolhe”, ou ainda “Você corta, eu escolho”.

Qual é o resultado? Nessa brincadeira, o primeiro filho imagina que, se dividir de forma desigual, o seu irmão irá escolher o maior pedaço. Portanto, ele tem todo o incentivo do mundo para dividir exatamente na metade, pois não quer ficar com a menor parte. O segundo filho não pode reclamar, pois tem a chance de escolher a maior parte, se ela existir.

Você, como pai ou mãe, acabou de criar um jogo com um “esquema de incentivos” em que os próprios participantes colaboram devido ao autointeresse de cada um.

 


Notas:
[ 1 ] PONDSPONE, W. Prisoners’ dilemma: John Von Neumann, game theory and the puzzle of the bomb. Anchor Books, 1993.
Comentários