por Fernando Barrichelo
Uma entrevista inédita de Albert Einstein
Einstein aceitou meu convite para essa entrevista. Fiquei lisonjeada. Talvez tenha aberto exceção pelo fato de ser o jornal dos estudantes universitários de Princeton. Eu estava bastante entusiasmada por aquela oportunidade.
A entrevista foi em um café da própria universidade. Conversamos por várias horas. Poderia resumir os temas em três grandes partes: (1) ciência e religião, (2) pensamento e experimentos mentais e (3) juventude e educação.
Clique aqui para download do PDF
PDF-Entrevista-Einstein-BARRICHELO
AVISO AO LEITOR
Esta entrevista nunca aconteceu.
Esta é uma obra de ficção, baseada em fatos reais. Nunca existiu a estudante de jornalismo Mary, tão pouco esta conversa na cafeteria. Entretanto, todo o conteúdo é real e baseado nos livros citados nas referências.
A minha escolha por um formato de entrevista foi um mero estilo literário para agradar os leitores mais leigos e facilitar o entendi- mento sobre como Einstein pensava.
Como é possível existir muitas citações falsas atribuídas a Einstein, utilizei apenas os próprios escritos de Einstein e de biógrafos sérios. Li todos os livros citados com muita atenção para poder relatar fielmente os seus pensamentos. Todas as frases são encontradas nestas referências.
O formato de escrita do próprio Einstein é um pouco difícil de interpretar (estamos falando época de 1915 a 1955). Por isso, vários trechos foram refraseados para uma linguagem mais simples e coloquial, mas sem perder a essência. De qualquer forma, recomendo os leitores mais curiosos a ler estes livros para en- contrar os conceitos e ideias de Einstein com mais profundidade.
Clique aqui para download do PDF
REFERÊNCIAS
Comentários